[...] Esse estágio vai do nascimento até um ano e meio ou dois. Os esquemas baseiam-se principalmente em percepções, movimento e ações. Na presença de um novo objeto, a criança sem saber falar, sabe como agir e incorporar esse objeto aos seus esquemas já desenvolvidos os quais funcionam como conceitos básicos. Aqui já se observam a construção de esquemas permanentes, o começo da reversibilidade (não em pensamento - que ainda não existe - mas na ação) e a possibilidade de se fazer contornos e combinações, que servem de pistas para operações posteriores, quando a ação for substituída pelo pensamento (Dorin, L., Psicologia do Desenvolvimento, p.180, Ed. do Brasil: São Paulo, 1982).
Essa descrição, segundo Piaget, refere-se a qual estágio de desenvolvimento?
A) Sensório-motor
B) Operacional formal
C) Operacional lógico
D) Operacional concreto
E) Pré-operacional
Resposta:
A descrição fornecida por Dorin, L. "Psicologia do Desenvolvimento", segundo Piaget, refere-se ao estágio sensório-motor.
O estágio sensório-motor abrange o período de nascimento até cerca de dois anos de idade, durante o qual as crianças aprendem principalmente através da percepção, movimento e ação. Elas constroem esquemas baseados em suas experiências sensoriais e físicas com o ambiente, e começam a desenvolver noções básicas de permanência e objetividade. Elas começam também a aprender sobre objetos e eventos relacionados a eles, e já começam a fazer contornos e combinações, que servem de base para as operações mentais posteriores.
Post a Comment for "[...] Esse estágio vai do nascimento até um ano e meio ou dois. Os esquemas baseiam-se principalmente em percepções, movimento e ações. Na presença de um novo objeto, a criança sem saber falar, sabe como agir e incorporar esse objeto aos seus esquemas já desenvolvidos os quais funcionam como conceitos básicos. Aqui já se observam a construção de esquemas permanentes, o começo da reversibilidade (não em pensamento - que ainda não existe - mas na ação) e a possibilidade de se fazer contornos e combinações, que servem de pistas para operações posteriores, quando a ação for substituída pelo pensamento (Dorin, L., Psicologia do Desenvolvimento, p.180, Ed. do Brasil: São Paulo, 1982). Essa descrição, segundo Piaget, refere-se a qual estágio de desenvolvimento? A) Sensório-motor B) Operacional formal C) Operacional lógico D) Operacional concreto E) Pré-operacional"